Região do Alentejo pela chef Ana Moura

Ana Moura desde sempre gostou de fazer experiências na cozinha. Joalheira de formação e com curso de marketing, o gosto pela cozinha falou mais alto e em 2007 ingressou no curso de cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, estagiou e trabalhou por 2 anos com o chef Joachim Koerper no Eleven.

Em junho de 2010 foi a responsável pela cozinha do restaurante El Arambol, em Ampudia, Espanha, em 2011 assume a parte de confeitaria do restaurante El Almacen, em Ávila, Espanha, e começa a trabalhar também com a chef Isidora Beotas, que lhe valeu o “contato com uma cozinha tradicional Castilla y Leon”. Além de chef de cozinha Ana também é somellier formada em Ávila, estagiou durante um ano no restaurante Arzak, en San Sebastian, no Astelena 1997, do chef Ander González, em San Sebastian, e durante um ano trabalha em cozinha moderna basca, assumindo o restaurante Cave 23, como chef responsável.

Atualmente é a chef do restaurante Bacalhoaria Moderna em Lisboa onde trabalha com um dos produtos mais nobres e queridos da gastronomia portuguesa, o bacalhau!

Região do Alentejo

O Alentejo espraia-se ao olhar: para além das construções medievais, que se espalham nas planícies, a região é terra de grandes vinhos.

Além de grandes castas, o Alentejo possui receitas como o porco preto, borrego e para temperar a comida o poejo (hortelãzinho), o pão alentejano, além de fabulosos queijos premiados, as azeitonas (naturalmente!) e, não esqueçamos do azeite alentejano! Puro ouro líquido.

Ainda no Alentejo, a tradição da doçaria conventual apresenta-se nos doces com base de ovos, amêndoas e gila, dentre os quais, destacam-se as sericaias, as barrigas de freira e as encharcadas! Os vinhos são conhecidos desde o tempo dos Romanos e costumam ser descritos como frutados, ricos em aromas, suaves e fáceis de beber.