Marco Gomes 2.jpg

Região da Madeira chef Marco Gomes

Marco Gomes é Português, Transmontano convicto, homem da terra, ligado aos produtos e às raízes da gastronomia dos territórios do Norte de Portugal. É o Chef e sócio do restaurante OFICINA, no Porto, onde leva à mesa uma gastronomia apaixonada pela tradição a afirmar a contemporaneidade.

Frequentou o primeiro curso de culinária em Bragança, cidade onde nasceu há 41 anos. Depois de passar pelo Hotel Forte de S. Francisco, em Chaves, Marco Gomes rumou para o Algarve, mais propriamente para a Quinta do Lago. Mais tarde, uma proposta do Hotel Montebelo levou-o a mudar-se para Viseu. Mas, no ano de 1999, regressou às origens, em Alfândega da Fé, foi inaugurar o Hotel SPA Alfandega da Fé, na Serra de Bornes. Nova mudança, mais uma inauguração, desta vez, o Hotel Casa da Calçada, em Amarante. No ano 2003 abriu o seu próprio negocio na cidade do Porto, o RESTAURANTE FOZ VELHA, um ícone da cidade do Porto durante 13 anos consecutivos.

Durante esse período abriu também a primeira Academia de Formação Culinária na mesma cidade.

Arquipélago da Madeira

Conhecida como a “Pérola do Atlântico”, a Madeira é sinônimo de denominação de origem controlada: o vinho produzido na região desde a data do período dos primeiros colonos ganhou reconhecimento mundial. Sua culinária é única também (com expressões e palavras muito próprias). Imperdível é degustar uma espetada em pau de loureiro, acompanhado de bolo caco (um tipo de pão) guarnecido com uma generosa colherada de manteiga de alho. Vale experimentar o delicioso atum com milho frito e couve, e para sobremesa, o tradicional bolo de mel.

O vinho da Madeira, obrigatório cai sempre bem com as melhores sobremesas. Por fim, delicie-se com um trago de Poncha, uma bebida feita com aguardente, mel de cana e suco de limão.