justa nobre.jpg

Região Porto e Norte pela chef Justa Nobre

Justa Nobre é um nome respeitável da cozinha portuguesa, expoente máximo na defesa e na criação de receitas inspiradas nos sabores tipicamente portugueses.

Nascida em Trás-os-Montes, Justa Nobre transportou a alma e o sabor da cozinha tradicional transmontana para Lisboa. Referência da gastronomia portuguesa é conhecida por reinventar a boa cozinha tradicional, com inspirações e sabores, cores e texturas do receituário da sua terra natal.

A sua permanente curiosidade fez com que olhe para os alimentos com uma perspectiva criativa, tornando-os versáteis e criando novas receitas, mas sempre com o foco no que é tradicional, no que é português! Justa Nobre chefia de corpo e alma a cozinha de seus dois restaurantes em Lisboa, O Nobre e o À Justa.

Região do Porto & Norte

Ao Norte, precisamente onde Portugal começou como nação. Quem mais brilha é o vinho do Porto, cuja denominação é de origem controlada. As mesas são compostas pelos assados de caça muito famosos: cabrito e javali. Arroz de cabidela, perdiz assada, tripas à moda do Porto e as alheiras de Mirandela não podem faltar neste cardápio – para não deixar de mencionar os embutidos. O arroz de lampreia é delicadíssimo aos paladares mais sofisticados.

 A doçaria regional também tem trono: o Bolo-Rei, peixinhos de chila, o pão-de-ló de Margaride, além do arroz doce e aletria, fazem as delicias de quem prova. Tudo harmonizado pelos principais vinhos da região, onde se destaca o famoso Vinho do Porto.