katia barbosa.jpg

Aconchego Carioca pela chef Kátia Barbosa

A primeira vez que KáIa se viu profissionalmente numa cozinha foi no começo dos anos 2000. Nessa época, o Aconchego Carioca era um bar despretensioso, tocado por um de seus irmãos, que também fazia as vezes de cozinheiro. “Quando ele sumia, eu assumia”, brinca a chef de risada fácil e alma generosa. Nas folgas, KáIa rumava para as livrarias, pedia um chá e passava tardes lendo, anotando tudo o que pudesse das publicações de culinária, e criando o próprio repertório.

KaIta, para os mais chegados, nunca cursou gastronomia, ao contrário de sua filha Bianca Barbosa, com quem hoje divide as panelas. Mas sabe, como ninguém, traduzir a alma brasileira em receitas carregadas de suas próprias experiências de vida. Um exemplo é o famoso bolinho de feijoada, que nasceu da memória afeIva da chef. “Da lembrança da minha mãe pegando um pouquinho de feijão e misturando a um pouquinho de farinha, e me dando na boca, para me convencer a comer”, conta.

Mas a paixão pela cozinha foi herança mesmo do pai de KáIa, um paraibano que veio tentar a vida no Rio como tantos outros. Vendedor de cuscuz, cocada e quebra-queixo, seu Ermiro gostava de um fogão e, quando a mulher reclamava, o obrigando a fazer dieta, passava a mão nos filhos e fugia para a Feira de São Cristóvão. “Lá a gente comia de tudo, a comida nordesIna foi e é, até hoje, minha grande influência”, diz a chef que, no começo de 2017, inaugurou o Bar Kalango, também na Praça da Bandeira, para servir a comida de raiz do sertão brasileiro. Também leva a sua assinatura os quitutes servidos no Teatro Rival, um dos principais redutos culturais da cidade, onde também funciona o Rivalzinho, bar na rua em frente ao teatro.

Prêmios recentes:

2017 – Comer & Beber, Veja Rio – Rivalzinho campeão na categoria Melhor Agito;

2017 – Comer & Beber, Veja Rio – Bar Kalango campeão na categoria Melhor Bom e Barato;

2016 – Comer & Beber, Veja Rio – Aconchego Carioca campeão na categoria “Melhor Restaurante Regional

2015 – Prazeres da Mesa – Aconchego Carioca campeão na categoria “Melhor PeIsco do Brasil”, com o bolinho de feijoada

2014 – Comer & Beber, Veja Rio – Aconchego Carioca campeão na categoria “Melhor Bolinho”

2014 – Gula – Aconchego Carioca campeão na categoria “Melhor Bar”

2014 – O Melhor do Rio, Revista Época – Aconchego Carioca campeão na categoria “Melhor Bolinho”

2014 – O Melhor do Rio, Revista Época – Aconchego Carioca campeão na categoria “Melhor Restaurante Brasileiro”